👩‍💻E-mail N.E.R.D. – 14/7/2021

(Notificações, Estudos, Radar, Definição)

Um e-mail semanal com ideias sobre desenvolvimento de software e carreira.

Ouça:

v1.1 – E-mail N.E.R.D. – 14/7/2021 Release

E-mail N.E.R.D. de quarta feira, 14/7/21. É um e-mail que eu vou envio toda semana, sempre que possível, para quem está na minha lista de e-mails. N.E.R.D. é a sigla para: – Notificações: novidades que você precisa conhecer; – Estudos: cursos, artigos, vídeos e outros conteúdos para complementa seus estudos; – Radar: tecnologias e metodologias em alta no mercado; – Definição: conceitos que você precisa saber, porque uma base teórica também é fundamental. Entre na lista para não perder os próximos conteúdos: https://evandroamparo.orbitpages.online/newsletter Links desse episódio: GitHub Copilot Artigo sobre Injeção de dependência no .NET Tweet do Kent Back sobre refatoração — Send in a voice message: https://anchor.fm/release-evandro-amparo/message

Notificações:

Github Copilot: seu ajudante, ou seu substituto?

Uns acham que é o futuro da programação, outros acham que não vai haver mais programadores no futuro. E você, o que acha?

Se quiser testar, é só se cadastrar no preview no site oficial – https://copilot.github.com.

Atualização (17/7/21): acabei de receber o acesso ao preview do Copilot, incluindo o o código fonte, que é privado, e o link para baixar a extensão para o Visual Studio Code. Assim que testar a ferramenta, vou atualizar aqui.

Estudos

Injeção de dependência:

É impossível evitar o acoplamento (ou dependência) entre as várias partes de um sistema, mas a injeção de dependência é uma forma de reduzir esse acoplamento, separando a responsabilidade de cada componente.

Eu nunca consegui entender direito esse conceito até realmente começar a usar na prática. Talvez por isso seja ainda um mistério para alguns desenvolvedores.

Então, para você que não sabe bem o que é ou como usar, eu recomendo um artigo sobre Injeção de dependência no .NET para começar: https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/core/extensions/dependency-injection

E lanço um desafio: crie um projeto e treine. Assim fica bem mais fácil de entender.

Radar

No dia 6/7/2021 eu e meus colegas da Tecsystem fizemos uma série de palestras internas mostrando as tecnologias que temos usado e como estamos melhorando nossos sistemas.

Numa delas eu mostrei como estamos extraindo métricas de cobertura de testes. Dá para saber exatamente quanto do código fonte de cada sistema está sendo testado.

Na prática, isso ajuda a identificar quais partes ainda dependem de testes manuais e o que fazer para melhorar a qualidade do código.

Se você participa de algum projeto de desenvolvimento de software, deveria estar fazendo testes automatizados e analisando estas métricas também.

Veja alguns posts aqui, aqui e aqui.

Definição

Refatoração:

Essa semana eu assisti a um webinário com Bruno Souza (o @brjavaman) e Scott Wierschem, autor de Keep Calm and Refactor.

Eles entrevistaram Christian Clausen, autor de Five Lines of Code. Os caras são especialistas nesse assunto de refatoração.

Para mim, a principal sacada do Christian foi essa:

▶ É muito difícil sentar e escrever código da maneira certa, pensar na arquitetura, etc, principalmente quando você está tentando resolver um problema.

É melhor separar o desenvolvimento em 2 tarefas:

  • Primeiro, resolver o problema: escreva o código que resolva o problema, mesmo que ele não seja o mais bonito ou mais simples.
  • E só depois refatore: melhore o código, faça-o ficar mais limpo, legível e, se possível, mais otimizado.

A “frase do dia” é do Kent Back:

“para cada mudança desejada, torne fácil a mudança (aviso: isso pode ser difícil) e, em seguida, faça a mudança fácil”.

Em português não tem o mesmo efeito o jogo de palavras. Veja o tweet original:

Espero que tenha gostado dessas dicas!

Um abraço!

Evandro.

Cadastre-se para receber os próximos conteúdos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.