Uma técnica simples para aprender qualquer coisa

Há poucos dias me deparei com um artigo que apresentava uma técnica para aprender “qualquer coisa em 4 passos”. Parecia muito bom para ser verdade mas não custa nada conhecer.

Acabei descobrindo uma técnica muito interessante e simples. E por ser tão simples, ela é extremamente eficaz porque ajuda a fixar o conteúdo do nosso próprio jeito. Se você for capaz de entender um assunto ou conceito e explicar em detalhes para outra pessoa o que você aprendeu, então o resultado foi atingido.

O criador da Técnica é o físico Richard Feynman, um dos pioneiros da eletrodinâmica quântica e Nobel de física em 1965.

E ela realmente pode ser usada para estudar e aprender qualquer assunto, do teorema de Pitágoras a técnicas de marketing digital ou Machine Learning.

Por fim, usei os 4 passos da própria técnica de Feynman para aprender como ela funciona. O que você vai ler a seguir são as anotações que eu fiz enquanto pesquisava sobre ela, com pouquíssimas modificações.

1. Escolher um assunto (ou conceito)

Pegar uma folha de papel e escrever o assunto que você quer aprender. É melhor escolher palavras simples porque são mais fáceis de entender. Anote tudo que você já aprendeu sobre o assunto.

Quando você aprender alguma coisa nova sobre esse assunto, escreva e vá juntando isso tudo ao que você já anotou.

2. Ensinar (ou fingir que está ensinando) para uma criança

Mesmo se não tiver ninguém para ouvir, explique com suas palavras o que você entendeu sobre o assunto. Você tem que explicar de um jeito bem fácil de entender, como se estivesse falando com uma criança porque isso ajuda a fixar o que você já aprendeu.

As crianças são curiosas e sempre perguntam quando tem dúvidas. Elas não aceitam que algumas coisas simplesmente funcionam sem ter uma boa explicação. É por isso que você tem que explicar cada detalhe para ter certeza que você realmente aprendeu.

3. Tirar as dúvidas

Quando você explica, vão aparecendo as dúvidas. Se isso acontecer, é só voltar e pesquisar de novo até você entender, sem ficar nenhuma dúvida.

4. Conferir tudo

Leia o que você anotou e veja se consegue explicar de um jeito ainda mais simples. Se precisar, dê exemplos de coisas que tem a ver com o que você estudou. Faça comparações com outros assuntos ou outras situações parecidas que você já conhece. Você tem que organizar o estudo de um jeito que fique fácil de explicar depois.

Leia em voz alta. Se alguma coisa ainda ficou confusa, é bom você estudar um pouco mais para tirar as dúvidas que ainda ficaram.

Outras técnicas

A técnica Feynman caiu como uma luva num momento que estou fazendo alguns experimentos. Por exemplo, lendo um artigo do Max Deutsch encontrei o que ele chama de the V-Method of Learning. Ainda vou escrever sobre este e outros métodos que estou testando para estudar.

Links interessantes

Aprenda qualquer coisa em 4 passos com a técnica usada por Elon Musk

Aprenda qualquer coisa em quatro passos com a Técnica Feynman

How to Use the Feynman Technique to Learn Faster (With Examples)


Photo by Roman Mager on Unsplash

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.