Há poucos dias me deparei com um artigo que apresentava uma técnica para aprender “qualquer coisa em 4 passos”. Parecia muito bom para ser verdade mas não custa nada conhecer.
Acabei descobrindo uma técnica muito interessante e simples. E por ser tão simples, ela é extremamente eficaz porque ajuda a fixar o conteúdo do nosso próprio jeito. Se você for capaz de entender um assunto ou conceito e explicar em detalhes para outra pessoa o que você aprendeu, então o resultado foi atingido.
O criador da Técnica é o físico Richard Feynman, um dos pioneiros da eletrodinâmica quântica e Nobel de física em 1965.
E ela realmente pode ser usada para estudar e aprender qualquer assunto, do teorema de Pitágoras a técnicas de marketing digital ou Machine Learning.
Por fim, usei os 4 passos da própria técnica de Feynman para aprender como ela funciona. O que você vai ler a seguir são as anotações que eu fiz enquanto pesquisava sobre ela, com pouquíssimas modificações.
1. Escolher um assunto (ou conceito)
Pegar uma folha de papel e escrever o assunto que você quer aprender. É melhor escolher palavras simples porque são mais fáceis de entender. Anote tudo que você já aprendeu sobre o assunto.
Quando você aprender alguma coisa nova sobre esse assunto, escreva e vá juntando isso tudo ao que você já anotou.
2. Ensinar (ou fingir que está ensinando) para uma criança
Mesmo se não tiver ninguém para ouvir, explique com suas palavras o que você entendeu sobre o assunto. Você tem que explicar de um jeito bem fácil de entender, como se estivesse falando com uma criança porque isso ajuda a fixar o que você já aprendeu.
As crianças são curiosas e sempre perguntam quando tem dúvidas. Elas não aceitam que algumas coisas simplesmente funcionam sem ter uma boa explicação. É por isso que você tem que explicar cada detalhe para ter certeza que você realmente aprendeu.
3. Tirar as dúvidas
Quando você explica, vão aparecendo as dúvidas. Se isso acontecer, é só voltar e pesquisar de novo até você entender, sem ficar nenhuma dúvida.
4. Conferir tudo
Leia o que você anotou e veja se consegue explicar de um jeito ainda mais simples. Se precisar, dê exemplos de coisas que tem a ver com o que você estudou. Faça comparações com outros assuntos ou outras situações parecidas que você já conhece. Você tem que organizar o estudo de um jeito que fique fácil de explicar depois.
Leia em voz alta. Se alguma coisa ainda ficou confusa, é bom você estudar um pouco mais para tirar as dúvidas que ainda ficaram.
Outras técnicas
A técnica Feynman caiu como uma luva num momento que estou fazendo alguns experimentos. Por exemplo, lendo um artigo do Max Deutsch encontrei o que ele chama de the V-Method of Learning. Ainda vou escrever sobre este e outros métodos que estou testando para estudar.
Links interessantes
Aprenda qualquer coisa em 4 passos com a técnica usada por Elon Musk
Aprenda qualquer coisa em quatro passos com a Técnica Feynman
How to Use the Feynman Technique to Learn Faster (With Examples)
Photo by Roman Mager on Unsplash
1 Comentário