3 passos para conquistar uma carreira internacional como desenvolvedor de software

Ouça este post:

3 passos para conquistar uma carreira internacional como desenvolvedor de software – v2.1 Release – com Evandro Amparo

Baseado na minha experiência desenvolvendo software com times internacionais, elaborei três passos para você construir uma carreira internacional no desenvolvimento de software. 

Direto ao ponto: Inglês é fundamental

Se você ainda não se sente confortável o suficiente para conversar em inglês, como numa entrevista de emprego, mesmo que não seja fluente, é um sinal de que você precisa trabalhar nisso.

Esses são os três passos:

1. Empresa brasileira, cliente estrangeiro

O primeiro passo seria você ser contratado por uma empresa brasileira e trabalhar daqui do Brasil com um time de desenvolvimento internacional.

Por exemplo: uma empresa de consultoria que te contrata aqui no Brasil para trabalhar para um cliente de fora, Estados Unidos, por exemplo. 

É essa experiência que eu tive desde 2021 trabalhando com um time baseado lá nos EUA.

Como toda equipe ágil, a gente tem as reuniões diárias e todas as outras que fazem parte da rotina.

Além de toda a comunicação necessária, não só conversando diretamente, mas também os e-mails, chat, etc. Toda a comunicação que precisa ser feita dentro do time de desenvolvimento para que as coisas funcionem, totalmente em inglês.

Até tinha brasileiros no time, mas o inglês é o idioma oficial da empresa com times da Irlanda, Índia, Brasil, Estados Unidos e de outros países.

Esse seria o primeiro passo para você começar a ganhar a experiência.

Você tem a comodidade de trabalhar daqui do Brasil, da sua casa, e ter um uma gerência aqui mesmo que vai te dar todo suporte para você atuar nesse time estrangeiro.

2. Empresa estrangeira

A partir do momento que você tem mais experiência e já consegue lidar muito melhor com o Inglês e com as responsabilidades que uma vaga como essa exige, o segundo passo seria buscar uma vaga numa empresa lá de fora.

Sejam empresas de consultoria que te contratam para trabalhar num cliente também estrangeiro, seja uma empresa que desenvolve um produto onde você vai trabalhar no desenvolvimento interno.

Em ambos os casos, independente de se você vai receber em real ou em dólar, o importante é que você vai estar um pouco mais preparado para assumir essa vaga.

Particularmente, essa é a posição em que eu estou no momento: trabalhando para a empresa de fora do Brasil, também alocado no cliente de lá.

Todo o processo de recrutamento, seleção, onboarding, todo o dia a dia é totalmente em inglês.

Obviamente, é preciso saber falar inglês e ter as habilidades necessárias para que você possa chegar ao terceiro passo.

3. Trabalhar fora do Brasil

Esse talvez seja mais complicado: sair do Brasil e trabalhar em empresas de lá.

Para muitas pessoas, é uma questão de qualidade, de vida, além de salários melhores, melhores condições de trabalho e de visibilidade.

Mas envolve muitas outras coisas como a mudança de um país. Pode ser mais um passo para você que está buscando uma carreira internacional.

Então você pode ir para os Estados Unidos, Canadá, Europa, que tem sido muito atrativa para o mercado de TI, e para o desenvolvimento de software, mais especificamente.

Faça seu próprio caminho

Recapitulando, primeiro você trabalha numa empresa brasileira e ganha alguma experiência com um time internacional.

Depois, você busca uma posição numa empresa internacional.

E por último, um caminho que muitos seguem depois de ganhar mais experiência: ir para o exterior e ganhar em dólar, euro, etc.

Vale lembrar que você pode estar no Brasil, trabalhando numa grande empresa daqui e construir uma ótima carreira aqui mesmo.

E que nem todo mundo que busca uma carreira internacional vai seguir necessariamente esses três passos.

Você pode preferir, como eu tenho preferido, ficar por aqui, ao invés de ir para um outro país. Mas, de modo geral, esses passos são um possível caminho que você também pode seguir.

Desenvolva as habilidades certas

Eu sei que para muitos isso pode parecer uma realidade muito distante, inatingível. Mas é tudo uma questão de ter as habilidades certas.

O problema é que, muitas vezes, a gente não consegue identificar quais habilidades precisa desenvolver.

Quais habilidades me faltam? Quais eu preciso desenvolver ainda mais para que eu possa chegar lá?

Seja nas tecnologias que essas empresas adotam, seja nas soft skills, como aprender um outro idioma, e a habilidade de comunicação.

E tudo aquilo que envolve o trabalho de um desenvolvedor sênior: a proatividade, a produtividade e a capacidade de se virar sozinho, ou seja, de ter autonomia para trabalhar com o mínimo de orientação. É o que muitas empresas pedem.

Então, talvez o mais difícil seja justamente identificar essas habilidades e trabalhar nelas para que você possa buscar essa carreira internacional.

Se esse é um assunto que te interessa e se você percebe que precisa desenvolver essas habilidades; se isso é algo que faz sentido para você – trilhar uma carreira internacional – eu vou deixar aqui todos os links para que você possa entrar em contato comigo.

Você pode mandar suas dúvidas e eu posso te ajudar nisso, com a bagagem que eu acumulei trabalhando como times internacionais.


Se você quiser se aprofundar mais no assunto, não deixe de seguir o podcast e também deixe sua avaliação no Spotify.

E não deixe de acompanhar os próximos assuntos que vão aparecer por aqui.

Meu objetivo é ajudar você que é desenvolvedor .NET a entregar software de alta qualidade para que você possa ter acesso às melhores oportunidades do mercado.

Até o próximo epsódio do Release.

No Spotify, deixe seu comentário nos detalhes do episódio.

Ouça em outras plataformas.

Siga-me no LinkedIn.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.