4 pilares

Os 4 pilares da programação orientada a objetos

No dia 22 de abril de 2019 tive o prazer de palestrar para alunos do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Multivix em Cachoeiro de Itapemirim – ES. Novamente a convite do professor André Bessa, tive a oportunidade de voltar lá para compartilhar um pouco de conhecimento.

Desta vez o assunto foi Orientação a objetos no dia a dia do programador – os 4 pilares da programação orientada a objetos. O objetivo era mostrar como os conceitos aprendidos na sala de aula podem ser aplicados num projeto real, ou o mais parecido possível com um projeto real.

Para isso desenvolvi um protótipo de uma loja virtual. Nesse projeto, bem didático, além dos conceitos de orientação ao objetos, usei boas práticas como separar responsabilidades, reduzir o acoplamento do código com injeção de dependência e seguir um padrão arquitetural bem definido.

A turma assistiu à palestra bem atenta. No final, fizeram perguntas sobre detalhes do projeto, sobre mercado de trabalho e sobre minha experiência como desenvolvedor.

É interessante notar como um projeto relativamente simples pode parecer complexo para aqueles que não estão acostumados com o dia a dia do desenvolvimento de software. Isso pode acontecer pela falta de habilidades técnicas — linguagens, frameworks, padrões de projeto, etc — e pela pouca experiência com o que o mercado exige: seguir processos de desenvolvimento, regras complexas, prazos, entre outros.

Nesse sentido, é sempre muito bom para os alunos verem a aplicação do conteúdo acadêmico num projeto que poderia perfeitamente ser colocado em produção, com alguns ajustes e mais funcionalidades, é claro.

O código fonte está no GitHub e os slides podem ser acessados no SlideShare.

Photo by jimmy teoh from Pexels

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.