Eu poderia fazer essa pergunta de outro jeito:
Vale a pena sair de uma cidade do interior, pegar um ônibus (que quebrou no meio do caminho) até a capital, pegar dois voos de 1h e 40min cada, ou seja, viajar quase o dia inteiro, 1.500 km de distância, para apresentar uma palestra de 35 minutos, ficar só um dia num evento de três dias, fazer esse caminho todo de volta e acordar cedo no dia seguinte para trabalhar?
Vale!
Saí do Espírito Santo e fui para Porto Alegre – RS para fechar muito bem o ano de 2023 com o TDC Future.
Sabe por que?
Porque o que se pode tirar de um evento assim é mais do que simplesmente “palestrar no TDC”.
O The Developer’s Conference é o maior evento de tecnologia da América Latina.
Em eventos como esse você conhece pessoas, tem contato com outras empresas, vê o que elas estão fazendo e como estão fazendo.
Não é sobre a tecnologia. Ela é importante? Sim, é nossa ferramenta de trabalho e a gente precisa saber usar bem as ferramentas.
Mas o principal benefício é se conectar com as pessoas.
Você pode até ser introvertido como eu. Não importa.
Se você gosta de tecnologia, de desenvolvimento de software e tudo que tem a ver, sempre vai gostar de estar num ambiente onde todo mundo se reúne por causa disso. E de falar sobre isso.
Durante muito tempo eu pensava que o maior benefício de participar de um evento era assistir as palestras e aprender com quem sabe mais que eu.
Isso é válido, mas hoje eu vejo com outros olhos.
Fazer networking é a maior vantagem de quem vai a eventos. Quando eu digo que é uma vantagem é porque é um diferencial mesmo.
Porque aquela pessoa que você conheceu num evento pode ser quem vai te ajudar a conseguir um emprego melhor.
Ou pode ser alguém que vai, a partir do evento, compartilhar um post seu no LinkedIn e te dar ainda mais visibilidade.
Pode parecer pouca coisa mas não é. Isso pode fazer toda a diferença.
A troca de conhecimento que se pode ter participando não só de eventos mas também de comunidades é uma coisa que você não vai conseguir de outro jeito.
Foi por isso também que eu, junto com um amigo, o André Bessa, criamos uma comunidade local, o .NET Cachoeiro.
É uma iniciativa para organizar eventos, promover o networking, compartilhar conhecimento, enfim, reunir os desenvolvedores, estudantes e todos os interessados por desenvolvimento de software aqui na nossa região, no sul do Espírito Santo.
Participe da comunidade, junte-se a nós. Participe também dos eventos.
Uma dica: entre na comunidade pelo Meetup para ficar por dentro do que vai acontecer e para interagir. Todo mundo é bem vindo!
Seja em grandes eventos ou em comunidades locais, o importante é que você, desenvolvedor(a), saiba que estar conectado com outras pessoas é o que faz diferença na sua carreira.
1 Comentário